terça-feira, 27 de março de 2012

República Puritana

A Inglaterra foi a primeira a contestar o Absolutismo, mas não foi a primeira a conseguir acabar com ele (foi a França, mas isso será aprofundado depois). Com isso, começou uma guerra civil.Nessa briga tínhamos:
  • Oliver Cromwell e os cabeças-redondas representando o povo
  • Cavaleiros, que defendiam o Rei Carlos I
No fim, Oliver Cromwell ganhou e em 1649, Carlos I foi decapitado. E a esse processo de derrubada, damos o nome de Revolução Puritana.

Então Oliver Cromwell se autodenominou Lorde Protetor da Inglaterra e passou a governar a nova República Puritana.

Mas quando ele morreu, e seu filho Ricardo não durou no trono, a família Stuart ataca novamente  assumiu novamente, acabando com o Regime Puritano.

Os Stuart também não duraram muito, pois o Parlamento resolveu depô-lo e colocar Guilherme de Orange, que era Príncipe da Holanda, como Rei. A esse processo é dado o nome de Revolução Gloriosa, pois não houve brigas ou derramamento de sangue.

Porém, antes de assumir, ele teve de assinar um documento com várias Leis que ele deveria seguir.
Assim, a Inglaterra deu origem a primeira Monarquia Constitucional, onde o monarca não tem poder, ele simplesmente representa o país, quem governa na verdade é o(a) primeiro(a)-ministro(a)



Por Caio

4 comentários:

  1. Desculpe pela demora!
    A República Puritana foi o governo instituida por Oliver Cromwell, após a derrubada do absolutismo na Inglaterra, apesar de ser uma república acabou funcionando como reino absolutista também, espero ter ajudado.
    Mais uma vez desculpe pelo atraso!

    ResponderExcluir
  2. certo...mas, se você pensar bem, perceberá que a republica puritana so começou a existir porque Oliver prendeu, jugou e condenou rei Carlos I...

    ResponderExcluir
  3. Qual é o principal nome da república puritana??😉

    ResponderExcluir