segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ouro no Brasil

Quando os holandeses foram expulsos do Brasil, ocorreu a chamada Crise do açúcar, com isso, a extração do ouro passou a ser uma prioridade. Os portugueses fizeram isso com a ajuda de moradores paulistanos: eles organizavam expedições pelo interior do Brasil, com três principais finalidades:

  • Expedições punitivas
  • Bandeiras Escravistas
  • Bandeiras de Prospecção
Mas não eram os ricos moradores ou a Coroa Portuguesa que desbravavam o Brasil atrás de ouro, e sim aventureiros contratados, chamados de Bandeirantes. Eles possuíam armas de fogo, acessórios e habilidades para o trabalho exigido.
Quando as expedições começaram a funcionar e o ouro foi encontrado, os moradores e trabalhadores se mudaram para a região de extração, dessa forma nasceram as primeiras cidades diretamente ligadas à exploração do ouro. Mais tarde, também surgiram comerciantes que dirigiram-se à essas vilas e cidades para vender serviços e o que os trabalhadores necessitavam.
Um dos maiores centros de extração foi Minas Gerais. Lá os escravos faziam mais do que o trabalho na mina: eles tinham trabalhos domésticos e especializados. Minas Gerais também teve uma grande concentração de quilombos com as fugas constantes dos escravos.
Os mineradores tinham algumas estratégias de contrabando e sonegação como esconder nas roupas ou no corpo e declarar ter encontrado menos do que realmente encontraram. Porém, a Coroa Portuguesa fez a chamada Contrainteligência (expressão usada nos Serviços Secretos como a CIA): eles criaram órgãos de fiscalização e confeccionaram um selo pra todo ouro que pertencesse ao Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário