quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pensadores Iluministas

Nesse post falarei sobre quatro pensadores iluministas, que foram especialmente importantes para a política e economia atual. Em geral eram nobres ou de família burguesa.

John Locke foi um dos precursores do Iluminismo. Ele dizia que a finalidade do governo era conservar os direitos como a vida, a liberdade e os bens materiais dos governados.
Se o governante não assegurasse esse direito, a contestação e resistência erm legítimos.



Montesquieu era um filósofo francês do século XVIII, mas foi até a Inglaterra para estudar a política de lá. Ele foi o criador da divisão do poder em três instâncias: Executiva, Legislativa e Judiciária. Segundo ele, não poderia uma pessoa só para controlar os três, para evitar abusos. Além disso, ele propunha que cada poder vigiasse o outro .                                                                                                  



Jean-Jacques Rousseau foi o único que não era rico ou nobre. Era suíço e aperfeiçoou as ideias de Locke. Dizia que o governante deveria conseguir seus poderes se assegurasse os direitos do governado, o chamado "contrato social". Mas a teoria mais significativa dele foi a do voto universal, onde todos da sociedade sem classificação econômica poderiam votar.




                                                                                                                              Voltaire, nobre de origem francesa era um grande defensor do progresso. Dizia que a História sempre conduziria o homem até um estágio acima; mais avançado. Sua principal e mais conhecida teoria foi a da liberdade de expressão. Sua frase célebre é assim: "Sou contra tudo o que Vossa Senhoria disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo." Também foi a favor da monarquia, desde que o  poder fosse limitado por uma Constituição.                                                             




Por Caio                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário