domingo, 29 de abril de 2012

Revolução Francesa

No final do século XVIII, a população tinha uma lista de motivos para estar descontente com o governo, já que a França estava em crise social e econômica. Por isso, bastava a gota d'água para a população seguir os ideais iluministas e tentar mudar o governo a partir de uma revolução, que seria o evento mais impactante do momento.
 A gota d'água foi quando saiu o boato que o Rei Luís XVI iria mandar prender os representantes do povo. Milhares de pessoas saíram às ruas, com a intenção de destruir o símbolo do poder do Rei: a Bastilha, que era uma prisão-fortaleza.
Mas enquanto isso, os representantes do povo (ou do Terceiro Estado) já estavam preparando a Constituição, que visava a igualdade perante a lei e a liberdade desde o nascer.

Porém, ao tentar impor um novo regime, o Terceiro Estado foi dividido: de um lado os girondinos (Burguesia) e jacobinos (Trabalhadores), respectivamente de direita e de esquerda. Graças à isso, houve conflitos e a França experimentou diferentes Regimes.
Para não perder o poder, os girondinos procuraram encontrar uma pessoa que o povo confiasse, e esse estava no exército: Napoleão Bonaparte, que estabilizaria o país






Mais sobre Napoleão no post Era Napoleônica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário